terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Botafogo no coração (oi?)

Voltando a minha série "coisas que me irritam" venho com uma que me causa irritação a anos, e acho que causa também a todos os moradores de Botafogo: calçada lenta.
Aliás, se tem uma coisa que me irrita em Botafogo, é Botafogo. É o bairro que o nome já explica né? Um bairro de sofredor/chorão, apesar de eu não ser oficialmente uma. (piadinha para quem gosta de futebol). Esse incrível bairro zona norte da zona sul, tem crescido a passos de elefante jovem excitado, em todo canto tem um novo prédio bonitinho sendo construído, até engana que aqui é zona sul, área nobre da cidade. Isso só me faz pensar no esgoto vai vazar cada vez mais. Cada chuvisco em Botafogo faz vazar um esgoto na esquina da minha rua. Athóron. Sem contar no trânsito maravilhoso desse bairro, como se já não bastassem os buracos, mais carros vão transitar pelas ruas super bem planejadas de Botafogo. Diliça.
Mas enfim, nada me preocupa mais do que o trânsito de pedestres pelas calçadas, também muito bem planejadas, de Botafogo. Andar pelas calçadas extremamente estreitas desse agradável bairro é algo capaz de me tirar do sério (como se fosse difícil - nota mental/virtual: me tornar uma pessoa mais paciente, pelo menos antes de morrer). As pessoas andam numa velocidade de tartaruga manca velha com AIDS e sempre em dupla? Por que, Dels? Por quê? Se você vai andar devagar, ou acompanhada de uma pessoa que anda devagar, andem em fila! O que já dificulta a vida, pois para continuarmos a andar no nosso ritmo habitual, precisamos nos arriscar em perigosas ultrapassagens, ou pelo lado de onde vem os outros pedestres ou pela rua mesmo, perigando ser atropelado por um ciclista um um motorista de ônibus dirigindo seguramente pela esquerda. Sem contar que quando vou andar com meu cachorro pela rua, tenho que praticamente carregar ele no colo para que as pessoas não me olhem com uma cara de me-do do meu super cachorro bravo. Eu até entendo que um pastor assuste, mas não tanto assim, ele nem sequer olha para as pessoas na rua. E não vou nem comentar cocô na calçada, porque já divaguei sobre isso no meu incrivelmente instrutivo blog. Outro grande problema são as pessoas paradas esperando para atravessar o sinal, com a calçada de 1 metro, elas ocupam metade do espaço reservado a quem está caminhando (não é atoa que in english é sideWALK). Ai o espacinho que sobra para a gente passar tem que ser dividido por quem vem e vai, obviamente sem a ajuda de um guardinha municipal para controlar quantos vão e quantos voltam de cada vez. Ai passam todos juntos, empurrando os que esperam no sinal para o meio da rua e com cara de "tô com mais pressa que você".
Ok, vocês podem pensar que não precisa de muito alarde para isso, mas vai morar em Botafogo para ver o que é bom: calçadas muito povoadas de 1 metro de largura. Torna qualquer voltinha no quarteirão algo capaz de deixar qualquer bem humorado matinal de mau humor. Ok, os bem humarados matinais não, eles são criaturas diabólicas que tem humor em qualquer situação. Se bem que acho que Malu Magalhães conseguiria tirar essas pessoas do sério.
Vou resolver meu problema, vou me mudar para o Humaitá.

4 comentários:

Anônimo disse...

É o preço a pagar por morar em um centro urbano meu anjo...
Fica assim não que a tendência é piorar!!
Pelo menos suas calçadas são planas...tem ruas aqui em NI que cada uma é de um jeito e todas com buracos.

Mas eu sei que a sensação às vezes é a de falta de ar...

Cabeludo disse...

por isso que eu amava morar no humaitá!
;D

Unknown disse...

Mais difícil é tocar o cotovelo com a ponta do nariz.

(comentário chapolim)

Erick Macau disse...

eu não só não gosto de botafogo, como também não gosto de toda a zona sul.
abraços libertários