terça-feira, 29 de setembro de 2009

É necessário, ora pois!

Não sei se todos os meus numeroros leitores sabem, mas ano que vem embarco rumo ao velho mundo para um intercâmbio em terras lusitanas (isso mesmo, minhas finanças só me permitem morar no primo pobre da Europa mesmo) e por lá fico por 8 meses. Aliás, seguindo a mais nova modinha da UFRJ e da ECO, acho que semestre que vem, pelo menos no meu período, vai ter mais gente do outro lado do oceano do que aqui em terras tupiniquins.
"Poxa, que legal, a Fernanda vai realizar um sonho e finalmente conhecer Azoropa!" Sim, que legal, vou para a Europa e me sentindo super européia metida. Mas antes de todas as maravilhas do primeiro mundo se abrirem para a minha humilde pessoa preciso tirar o meu visto e para isso preciso de uma penca de documentos, aquela burocacria agradável que envolve essas coisas. Bem a listinha é essa:
- Formulário pedido de visto preenchido (em caneta de cor preta)
- 01 foto 3x4
- Passaporte e cópia das folhas utilizadas autenticadas em cartório e legalizar no consulado somente as 3 primeiras páginas.
- Identidade original e cópia autenticada.
- Atestado médico declarando não ser portador de doença infecto-contagiosa (de médico do serviço público). Reconhecer a assinatura do médico em cartório e legalizar no consulado.
- Seguro Saúde (particular ou o do INSS - PB4)
- Comprovante de moradia
- Certificado de registro criminal do país de origem (retirado na Polícia Federal)
- Requerimento para consulta de Registro Criminal português pelo SEF (?!?!?)
- Cópia da passagem
- Comprovativo do meio de substência
- Documento emitido pelo estabelecimento de ensino.
A lista é longa, mas ai eu paro e penso, só vou no dia 25 de janeiro mesmo, tenho muito tempo. Doce ilusão, muitos dos documentos demoram um tempão para ficarem prontos e eu como boa enrolada que sou, não tenho nenhum desses documentos mais sérios. Basicamente tenho a passagem, passaporte, identidade, documento do estabelecimento de ensino que descobri que servirá também como comprovativo de residência.
Bem agora só falta eu provar que não sou criminosa, que sou saudável e que tenho dinheiro suficiente para me manter lá.
Ok, mas algumas coisas são meio estranhas né? Atestado médico comprovando que você não tem doença infecto-contagiosa. Quer dizer que se a pessoa é HIV positivo ele não pode morar nas terras dos nossos queridos colonizadores? Quer dizer que eu não vou poder ficar gripada quando for morar lá? Enfim...
Comprovar que tem como se manter lá é algo que considero um pouco invasão de privacidade, pois você tem que levar o extrato bancário de seus pais e seu próprio para provar ter dinheiro. Acho um pouco incômodo, mas já providenciei isso.
Mas é isso, depois desses pequenos detalhes, espero ter o visto em meu passaporte e embarcar rumo ao desconhecido!
Aliás, pretendo fazer um novo blog para enquanto tiver lá e com dicas para quem precisar. Leiam!

Um comentário:

Cabeludo disse...

Me avisa quando abrir o outro blog!
Bjus!