sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cada mania com seus doidos

Eu estou cada vez mais constatando que estou ficando velha. Eu sou uma pessoa cheia de manias e que odeia a mania dos outros. Afinal, mania é algo muito irritante quando não é a sua.
Mas existem algumas manias que não são somente irritantes, mas são no mínimo peculiares e engraçadas. Essas merecem uma atenção especial e talvez um estudo por parte algum psiquiatra. É aquele velho ditado: de perto ninguém é normal, mas tem gente que de longe mesmo já aparenta faltar com a normalidade. Citarei alguns casos, dos quais já tive a grata oportunidade de vivenciar e estudar.

1. Matheus* é um rapaz aparentemente normal se não fosse por um detalhe que num primeiro momento pode não significar nada, mas que na verdade atrapalha bastante sua vida. Matheus não senta numa mesa de costas para a porta. Isso faz com que na hora do almoço em seu ambiente de trabalho, muitas vezes ele não consiga comer, pois poucos lugares na mesa não são de costas para a porta. Isso fez com que o rapaz desenvolvesse uma gastrite por causa da má alimentação e das longas horas que fica sem comer esperando vagar o lugar de frente para a porta.

2. Sofia* não dorme se sua cama não estiver 100% encostada na parede. Esse problema é facilmente resolvido quando ela está sozinha e pode se levantar e empurrar sua cama, o que as vezes ocorre durante a noite. Mas quando ela está na companhia de seu namorado ela não consegue realizar tal ato e frequentemente passa as noites em claro por não poder arrumar sua cama como gostaria.
3. Mariana* tem mania de grudar os lados do nariz. Isso pode ser bastante constrangedor quando ela não consegue mais controlar tal desejo e gruda os lados do nariz, imitando o de Michael Jackson, em locais públicos e as pessoas a olham tendo a certeza de se tratar de uma doente mental, quando, fora essa pequena mania, Mariana é totalmente e até mesmo excessivamente normal.

4. Julia* não dorme com a porta do armário aberta. Certa vez seu armário teve de ser reformado e ficou sem as portas por uma semana. Foram as maiores olheiras que Julia já teve.

5. Ricardo* só atende o telefone com três toques. Se ele tiver ao lado não atende antes disso, se tiver longe, corre o máximo para chegar antes do quarto toque. Semana passada ele perdeu uma oportunidade de emprego por não ter atendido o telefone depois do terceiro toque.


* os nomes foram modificados com o intuito de manter a identidade das pessoas.
As histórias são meramente baseadas na realidade, qualquer semelhança com a realidade é uma triste e deprimente conscidência.

2 comentários:

Erick Macau disse...

As manias fazem parte do ser humano.

estela rosa disse...

eu conheço um matheus.