terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pela emoção das finais de volta!

Mais uma vez venho aqui falar (mal) do campeonato brasileiro atual. Até porque chegou aquela época chata do fim do ano, para quem gosta de futebol, entre o fim do brasileiro e o começo do carioca. Sei que jogador de futebol deve ter férias, mas não tão longas. Pô na boa, o que eu vou fazer domingo a tarde?
Enfim, o que quero é falar do absurdo que foi o gol do São Paulo. Foi ridiculamente impedido. A confusão que envolveu a troca de juízes tá me cheirando a mutreta. Só a mim? Mas o meu blog não é sobre futebol, por isso não vou comentar como o esquema tático de A ou B é melhor e como o São Paulo conseguiu conquistar pelo terceiro ano consecutivo o campeonato brasileiro semgraçadepontoscorridos. Meu blog é sobre a parcialidade das minhas opiniões com pouco embasamento racional e muitos bons argumentos passionais.
O que eu vou falar é algo que eu já disse e repito lugar comum da maioria das pessoas. Esse campeonato de pontos corridos é um saco. Digo um saco. Nao me venham com esse papo de que num campeonato de pontos corridos existem várias finais em vários jogos decisivos. Mentira! Deslavada! Tivemos sim vários jogos decisivos, mas que em geral só interessavam meia dúzia de times, e olhe lá! Não há jogos decisivos que subistuam a emoção de ganhar uma final. Podem também vir com o argumento de que esse ano foi o campeonato mais emocionante da era dos pontos corridos, onde o campeão só se sagrou na última rodada. Antigamente era sempre assim.
Meu pai diz que assim é mais justo, é opinião de pai né, deve ser levada em conta. Mas devo dizer que discordo do meu pai nesse ponto. Até é justo premiar o time com a campanha mais regular do campeonato. Mas é de futebol que estamos falando! Futebol! Coração na ponta da chuteira! Decisão! Raça! Superação! E por que não de zebras? Que justiça maior do que um time pequeno ser zebra e chegar até uma final de campeonato? Há quanto tempo não vemos um time pequeno chegar perto de conseguir se sagrar campeão brasileiro?
Além disso, acho que o campeonato antigo realmente sagrava o melhor time e mais completo: aquele que foi regular o suficiente para se classificar para a fase de mata-mata e o que soube enfrentar a pressão de decisões. Isso sim é time de futebol, que pratica futebol. E não aquilo que o São Paulo faz, ser um timinho mediocre, que só e somente o feijão com arroz para ganhar. Cara, eu não quero soar chata e ficar falando mal de um time. Afinal, isso é coisa que eu, como boa flamenguista sofro, a torcida contra. Eu não torço contra o São Paulo, torço contra o futebol sem graça e eficiente so São Paulo. Alguns diriam, ué, mas não é isso que ganha jogo? Sim é, mas não é isso que enche os olhos e emociona o coração. Isso não é futebol.
Posso estar parecendo uma velha saudosista. Não sou, porque não vivi aquela época, mas como queria ter vivido para poder ser uma velha saudosista. Nasci na época errada, pelo menos futebolisticamente falando. Porque futebol do passado não pode ser apreciado hoje em dia da mesma maneira que na época. Porque a gente já sabe o que vai acontecer, ai perde toda a graça. É ai que chego a minha conclusão. O futebol de pontos corridos não tem graça, a gente já imagina e quase sempre acerta o que vai acontecer.
Meu post ficou beirando a breguice. Mas é que futebol é assim mesmo. Me deixa assim. Brega mesmo vai ser quando eu abrir meu coração para falar do Flamengo. Mas isso exige um bom preparo.
Mas o que quero é abrir os olhos do mundo para essa situação insustentável que se tornou o campeonato. Vamos aderir a camapanha "Mata-matade volta já!"



Nota (um update rápido): Já que estamos falando de futebol mesmo não posso deixar de comentar a indignação.
O Ronaldo que nunca mais ouse sequer pensar em se considerar um flamenguista. Ele perdeu esse direito. Aliás, ele perdeu até mesmo o direito de falar no Flamengo. Se um dia ele ousar se declarar rubro negro de novo, vai mexer com toda uma nação. Repito: Ronaldo não é bom o suficiente para ser flamenguista, ele não tem esse direito.

2 comentários:

Cabeludo disse...

Seu post tava bem legal sobre o campeonato brasileiro. Eu ia falar da Libertadorews, que ninguém questiona se o campeão da Libertadores é o que mais merece, se não deveríamos mudar paontos corridos. Ou a COPA DO MUNDO. Não, só essa merda de Campeonato Brasileiro. E tenho dito!

Agora sobre o Flamengo.... iauhiOUAHoiuahOIAUHoiauhOIAUHaoiuhaOIUHAoiuhAOIUAhoIAUHaoiuhaOIUahoiuahoiaUH

E tbm tenho dito!

Cabeludo disse...

DEPOIS DÁ UMA PASSAD NO MEU Q TÁ COM UM VÍDEO BOLADO!