quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vai sentir Adorno no c* pra ver o que é bom.



Se tem uma coisa que me irrita é criança prodígio. Talvez seja por puro recalque e falta de talento da minha pessoa. Que nunca me destaquei em nada na minha infância, tenho inaptidão para os esportes (era sempre uma das últimas escolhidas na aula de educação física), música, artes (meus desenhos de elefantes de costa enjoavam até mesmo a minha mãe)... Eu tinha sim meus talentos, como beber água com a cabeça virada para baixo, arrotar no momento que eu quisesse, imitar o nariz do Michaell Jackson, porém nada disso para ser capaz de me proporcionar um ouro olímpico ou o emmy da música latina. Mas, invejas a parte, criança prodígio é mesmo uma coisa muito chata.
Eu gosto de criança. Mas se ela for mal educada, pirracenta, birrenta e bla bla bla, eu não tenho um pingo, um suspiro sequer de paciência. Tenho vontade de mandar logo um "vai tomá no...". Também criança que quer se comportar como adulto e participar das conversas fingindo que sabe discutir certos assuntos só seria engraçado se não fosse irritante.
Mas voltando às crianças prodígio, elas são monstrinhos dotados de algum talento excepcional que faz os adultos desejarem terem filhos como eles. Como o mulequinho do Faustão que sabia escrever um monte de treco com sei lá, 3 meses de idade, ou então a Dakota Fanning que só faz gritar em Guerra dos Mundos (mas vejo uma qualidade nisso, não terminei de ver o filme péssimo por causa das gritarias dela, mudei de canal), ou então um mulequinho irritante que aparecia no Gente Inocente tocando cavaquinho nas costas, de cabeça para baixo e pulando corda. Eu acho todos realmente irritantes. Nada contra o talento (ou talvez sim), mas sim contra a super exposição e idolatração dessa gente inocente.
Sim, eu admito que gostaria de ter um talento legal assim, mas não queria ter sido e nem quero ter um filho prodígio. Se a criança nasceu talentosa ok, mas deixe que ela escolha quando quer ou se quer mostrar o seu talento ao mundo. Evitaríamos problemas como Drew Barrymore. Essas crianças são frutos de pais frustrados que projetam nos filhos os seus desejos não realizados (ai, meu clichê do post foi alcançado!! Uhul!!). Sem contar que a maioria dessas crianças cresce e cai no ostracismo ou então ficam eternamente com o rótulo de crianças prodígio.
Esse post, por causa da polêmica (eu já disse que adoro um assunto bem comum) da criancinha chinesa que é boa cantora, mas gordinha e do dente torto, que foi substituida, mas não sua voz, por uma chinesinha com cara de criança prodígio oriental. Isso tudo porque todo mundo adora uma criancinha fofa, talentosa, simpática, linda, que sabe falar de forma bem articulada, tipo um mini adulto. Adultos são tão chatos, crianças prodígio mais ainda.
Acho que grande parte do meu destino ordinário se deve ao fato de eu não ter sido uma dessas criancinhas talentosas e memoráveis. Talvez toda essa revolta seja mesmo por inveja e recalque de uma criança com talentos pouco valorizados pela grande mídia. É tudo culpa da Indústria Cultural. Adorno safado, me transformou numa pseudo revolt que coloca a culpa de todas as mazelas do mundo na nossa querida Industria Cultural.
Repetição de palavra nesse post? Imagina.

3 comentários:

Erick Macau disse...

clap clap clap! muito bem escrito! concordo plenamente contigo e nao suporto esses prodígios que viram pop por 15 minutos e irritam muito!
abraços libertários

ps: pode continuar zoando no meu blog a vontade, afinal eu o fiz para isso tbm...

estela rosa disse...

nanda, seu filho vai nascer sabendo todas as capitais de todas as cidades da rússia e você vai mostrar ele pra todo mundo. uma mãe clichê que vai projetar sua personalidade no filho. eu já imagino: GENTE, GENTE, OLHA O XUXU JR SABE TODAS AS CAPITAS DA RÚSSIA, FALA BEBÊ, QUAL A CAPITAL DA ULYANOVSK???

Erick Macau disse...

ps: vc leu o meu post quando ele tava incompleto
abraços