sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Como ser um verdadeiro fã

Se tem uma coisa que me irrita é fã. Depois de intensos anos de pesquisa e convívio com exemplares da espécie, me considero qualificada para lançar o "Manual do fã de rock - Como ser um verdadeiro fã e não cometer gafes indesculpáveis", com dicas e depoimentos de fãs fanáticos (Bom o pleonasmo, não? Adoro pleonasmos, não é muito bom falar: Vou subir ali em cima rapidinho e já volto?). Meu "livro" ainda não tem data de lançamento, porque ainda não achei uma editora disposta a lançar mais um best-seller.
Enfim, vamos a uma palhinha, estilo trailer do meu futuro best-seller inútil:

Manual do fã - algumas dicas:

1. Todo fã de rock tem uma camisa preta com uma foto ou o símbolo da banda. Elas devem ser usadas pelo menos 4 vezes por semana, mesmo que esteja um sol de rachar e você corra o risco de se desidratar, queimar a pele com o tecido quente ou até mesmo desmaiar de calor.
2. Se possível deixe seu cabelo ficar comprido, digo se possível porque o cabelo comprido só é aceitável se for um cabelo que não arme. Cabelo grande armado é coisa reggae. Se seu cabelo for do tipo que não arma, deixe ele crescer e faça rabos de cavalo amarrado bem embaixo fazendo uma espécie de capacete com o cabelo grudado na cabeça.
3. Use sempre a mochila com a alça bem grande para que ela fique na altura da bunda ou até mesmo abaixo disso do indivíduo.
4. Tênis: Allstar. Nota: Allstar é um tênis bem versátil faz parte do figurino rock, indie, alternativo, patricinha...
5. Compre sempre CDs originais da banda da qual se é fã. Se tiver uma versão dupla com DVD compre ela também.
*6. Conheça o nome de todos os integrantes da banda, suas datas de aniversário, local de nascimento, nome de batismo, quando começou a tocar o instrumento, nome da mãe, do pai...
*7. Conheça todos os CDs da banda, saiba qual música está em qual e em que ordem. Mas acima de tudo conheça aqueles CDs obscuros lançados quando a banda ainda não era conhecida do grande público e que só existem 3 exemplares no Brasil, ah e claro, possua um deles. Aliás até prefira esses CDs, eles obviamente possuem as melhores músicas da banda e que nunca serão tocadas nos shows para a tristeza geral da nação fanática. Fã que é fã de verdade continua gostando da banda só por causa da sua história, porque o passado da banda para um fanático verdadeiro é sempre muito melhor que o presente. O capitalismo corrompe as bandas de rock. Nota: Característica semelhante de fãs de rock e pseudo-intelectuais.
*8. Se a sua banda vier ao Brasil (porque em geral os fanáticos veneram bandas internacionais) seja o primeiro da fila para entrar, ou até mesmo para comprar o ingresso (mas isso é meio coisa de fã de Madonna, RBD, Backstreet Boys...). O importante mesmo é ser o primeiro da fila de entrada. Umas 12 horas de antecedência da abertura dos portões (atentem, não do início do show) devem ser suficientes para se arranjar um lugar no gargarejo e grudado na grade. Tal atitude prejudica aquelas pessoas que também gostam de uma maneira controlada da banda, mas não dispoem de tempo para ficar o dia inteiro na fila do estádio. Se bem que eu veria uma vantagem nisso, não teria que ouvir os fãs conversando sobre o cachorro do baterista ou daquele CD lançado com somente 100 cópias para o mundo inteiro.
9. Não tenha um fã clube. Isso é coisa de fã de Sandy & Junior.
10. Se possível tenha uma banda cover da sua banda preferida e nos shows toque aquelas músicas dos CDs obscuros esquecidas pela banda original em suas apresentações.

Mais só comprando o livro quando for lançado. Prometo chamar todo mundo para o coquetel de abertura que vai contar com a presença dos personagens do livro, autográfos da autora e sorteio de um exemplar (do livro, não da espécie fã). Aguardo vocês.

* Características que me irritam.

Um comentário:

Erick Macau disse...

então não sou um fã :'(

abraços